EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


Licenciado em educação física só pode trabalhar em áreas formais da educação



28/01/2013 09:00




Profissionais da Educação Física que obtiveram “licenciatura” não têm direito a registro perante o Conselho Federal de Educação Física na categoria de "bacharel". O entendimento é da 7ª. Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região.
A controvérsia veio à tona após o recebimento de um recurso pelo TRF1 (agravo regimental em agravo de instrumento), interposto pelo Ministério Público Federal. O MPF sustenta que não há lei que restrinja o exercício extraescolar das atividades dos profissionais diplomados em curso de Licenciatura em Educação Física.
Diz ser ilegal a expedição pelos Conselhos Regionais de carteiras profissionais que limitem a área de atuação dos licenciados à educação básica.
Mas, segundo o relator do agravo regimental, desembargador Reynaldo Fonseca, ampla jurisprudência dos Tribunais Federais mostra que a “Habilitação dos profissionais de Educação física está segmentada de acordo com a divisão amparada em lei (...)”. (TRF2ª Região, AC 200851010083350, Desembargador Federal Frederico Gueiros, - SEXTA TURMA ESPECIALIZADA, 18/03/2011).
Pela leitura dos autos, as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Educação Física, de 18/02/2004, dispõem que o curso de Licenciatura forma profissionais para atuar nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, e, também, desempenhar atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas no sistema formal de ensino e em pesquisas, não podendo atuar em espaços não-escolares, função essa desenvolvida pelos bacharéis em Educação Física.
O magistrado ressaltou que: “(...) segundo entendimento dos tribunais regionais federais (...) há diferenças substanciais relativamente à duração e à carga horária mínima exigidas, bem como ao conteúdo curricular especificamente direcionado aos cursos de bacharelado e de licenciatura, na área de Educação Física”.
A decisão da 7ª. Turma foi unânime.
Proc. n.º 00060374320124013400
CB
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal – 1.ª Região




O critério da verdade é a prática




A questão de saber se ao pensamento humano cabe alguma verdade objetiva não é uma questão da teoria, mas uma questão prática. É na prática que o homem tem de provar a verdade, isto é, a realidade e o poder, a natureza citerior de seu pensamento. A disputa acerca da realidade ou não-realidade do pensamento – que é isolado da prática – é uma questão puramente escolástica (Tese 2 sobre Feuerbahc – MARX, 2007, p. 533).


Max apresenta PL que prevê educação física no ensino fundamental
Parlamentar parabenizou a TV Atalaia pelos seus 38 anos

O vereador Max Prejuízo (PSB) apresentou durante o Pequeno Expediente na


 Câmara Municipal de Araca



ju (CMA), na tarde desta quinta-feira, 16/05,
 projeto de sua autoria que versa sobre a obrigatoriedade da prática da educação física com a presença do profissional, nos primeiros anos do ensino fundamental, tanto em escolas públicas como em particulares.

O parlamentar pediu o apoio dos demais vereadores para a aprovação do projeto argumentando que "a presença do profissional de educação física já nos primeiros anos do ensino fundamental é de extrema importância para desenvolver a coordenação motora da criança, desenvolver a socialização e prevenir doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade e diabetes, cada vez mais frequentes em crianças.

Max informou ainda, que em visita ao Conselho Regional de Educação Física de Sergipe (CREF/SE), apresentou o projeto ao presidente do Conselho, Gilson Dória, e que recebeu total apoio da categoria. Na oportunidade, Dória frisou outros benefícios da prática da atividade física para as crianças, como o "desenvolvimento de competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas cognitivas, sociais e psicomotoras".

TV ATALAIA
Ainda fazendo uso da Tribuna, o vereador Max Prejuízo parabenizou o empresário Valter Franco pelos 38 anos da TV Atalaia. "O saudoso Augusto Franco foi um visionário e deixou um grande legado. Parabenizo Valter Franco e todos os funcionários da TV atalaia pelos relevantes serviços prestados à sociedade sergipana", concluiu o parlamentar.

Por Ju Gomes - Assessoria de imprensa




Nenhum comentário:

Postar um comentário